quinta-feira, 16 de junho de 2011

Moto mais radical da Harley-Davidson| XR1200 X

Nova Harley Davidson XR1200 X


A XR1200 X foge completamente ao paradigma de moto estritamente estradeira imortalizado pela Harley-Davidson. Radical, o modelo da família Sportster foi feito para acelerar. Como diferenciais, esta HD traz motor V2 Evolution de cerca de 90 cv de potência (número não confirmado pela montadora), suspensão invertida na dianteira, e traseira com sistema de pressurização a gás, ambas com múltiplas regulagens e da grife Showa. Além de rodas de liga leve, freios Nissin e um visual pra lá de arrojado. O modelo também abandonou os tradicionais cromados e adotou peças com pintura em preto fosco: suspensão dianteira, motor, curva do escapamento e ponteiras são algumas delas. Outro ponto que conspira para atrair pilotos mais jovens é o preço competitivo: R$ 33 mil.


QUASE NOTA 10
Com certeza, a XR1200 X é o modelo que apresenta a melhor ciclística entre as motos Harley-Davidson. Na dianteira, garfo telescópico invertido (upside-down) com 125 mm de curso. Para completar, freios Nissin, com dois discos de 292 mm e pinça de quatro pistões. Já na traseira, há dois amortecedores fixados diretamente na balança, feita em liga de alumínio. E um disco de 260 mm e cáliper de um pistão. Na prática, a suspensão tem o comportamento de uma esportiva, mais firme. A diferença é que o conjunto traseiro da maioria das superbikes, nakeds e streets é do tipo monochoque. Na HD XR1200 X é bichoque, com pressurização a gás e múltiplas regulagens de retorno e compressão da mola.


VISUAL ESPORTIVO
Diferentemente das outras Harley custom, a XR1200 X oferece guidão mais aberto e as pedaleiras recuadas. Assim, o piloto fica mais ereto, porém com as pernas flexionadas. A posição mais esportiva, aliada à ciclística diferenciada e seu caráter, fazem desta HD uma devoradora de curvas. Não que ela seja uma superesportiva, mas a XR1200 X tem muita facilidade para contornar curvas. Outro fator que ajuda nesse bom desempenho é a escolha dos pneus Dunlop Qualifier, desenvolvidos especialmente para o modelo e que garantem aderência e controle. Resumido: mais segurança.
Com relação à parte estética, XR 1200X se diferencia pelo visual mais esportivo, traduzido pelo tanque com linhas mais retas e grafismo que imita uma bandeira quadriculada. Já a rabeta é curta e as rodas de liga leve pintadas de preto ganharam faixas laranja. Praticamente idênticos às utilizadas na XR 750 (modelo de competição), as ponteiras também foram pintadas de preto e estão posicionadas do lado direito da moto.
Simples e funcional, o sistemas de mostradores tem dois painéis: à esquerda, fica o pequeno indicador de velocidade, digital. A seu lado, há um grande relógio analógico, com informações das rotações do motor e luzes-espia; na base deste há ainda um hodômetro digital. Na pilotagem noturna, o fundo dos mostradores fica laranja, garantindo boa visualização.


É uma super máaaaaquina!