quarta-feira, 9 de junho de 2010

BMW K 1300S - Desempenho e Tecnologia




Para falar desta máquina é inevitável lembrar sua história. A série K nasceu em 1983, quando muitos fabricantes de motocicleta ainda apostavam em motores em linha refrigerados a ar, e os motores de quatro cilindros refrigerados a água representavam o mais alto nível de tecnologia na construção de motocicletas.

Na década de 80 essa máquina seria aprimorada até atingir uma qualidade de produção regular, já em 2004, quando a primeira série da BMW K com motor de quatro cilindros montado transversalmente saia da linha de produção, a K 1200 S, como a mais potente e veloz BMW de todos os tempos.

No começo do ano de 2009, uma nova mudança ocorre nesta série: o motor passa dos antigos 1.157 cm³ para os atuais 1.293 cm³. E não foi só isso. Essa alemã recebeu melhorias na suspensão dianteira e ainda a segunda geração do Electronic Supension Adjustment (ajuste eletrônico da suspensão), a sigla ESA II. O câmbio e a transmissão final por eixo-cardã também mudaram para garantir um acionamento mais suave e silencioso.

Hoje já sabemos que, embora essas melhorias tenham acontecido, ela foi superada pela potente BMW S 1000RR, motocicleta que abriu mão da tecnologia embarcada para focar no desempenho. Mas é exatamente neste quesito que a K 1300S se torna especial, pois consegue unir tecnologia com o tão desejado desempenho.

Ficha Técnica:


Motor: Quatro cilindros em linha, refrigeração líquida, comando duplo no cabeçote (DOHC), quatro válvulas por cilindro

Diâmetro x curso: 80 mm x 64,3 mm

Capacidade: 1.293 cc

Potência máxima: 175 cv a 9.250 rpm

Torque máximo: 14,2 kgf.m a 8.250 rpm

Alimentação: injeção eletrônica (BMS-K)

Embreagem: embreagem com múltiplos discos em banho de óleo, acionada hidraulicamente

Câmbio: seis velocidades

Transmissão final: eixo-cardã

Quadro: dupla trave superior em alumínio

Suspensão dianteira: BMW Motorrad Duolever com 115 mm de curso

Suspensão traseira: balança oscilante em alumínio moldado com BMW Motorrad Paralever com 135 mm de curso

Roda: aro 17” de alumínio moldado

Pneu dianteiro: 120/70 ZR 17

Pneu traseiro: 190/55 ZR 17

Freio dianteiro: dois discos flutuantes com 320 mm de diâmetro e pinça fixa de quatro pistões

Freio traseiro: disco único com diâmetro de 265 mm e pinça flutuante com duplo pistão

Distância entre eixos: 1.585 mm

Altura do assento: 820 mm (assento baixo: 790 mm)

Altura: 1.221 mm

Largura: 905 mm

Peso em ordem de marcha: 254 kg

Peso seco: 228 kg

Capacidade do tanque: 19 litros (4 litros de reserva)

Comprimento: 2.182 mm

Cores: Laranja, Prata e Preta/Cinza

Preço: R$ 80.600,00 (Premium) – R$ 74.900,00 (Sport) – R$ 65.900,00 (Standard)
 
 

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